A Norma Regulamentadora NR 26 é a normativa que apresenta informações relativas à sinalização de segurança.
Também aborda temas como identificação dos equipamentos de segurança, delimitação de áreas, identificação de tubulações de líquidos e gases advertindo contra riscos, rotulagem de produtos químicos perigosos, ficha de informação de segurança e identificação e advertência acerca de riscos em geral.
Como funciona o uso de cores na NR 26?
A Norma NR 26 prevê o uso de cores para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, sempre de acordo com o que for disposto em normas técnicas oficiais (como por exemplo Normas Brasileiras – NBR emitidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT).
Também é indicado na NR 26 que o uso de cores nas áreas de trabalho deve ser o mais reduzido possível, para não distrair ou fatigar o trabalhador, assim como não dispensa a utilização de outras formas de alerta para a prevenção dos acidentes.
Quais são as cores utilizadas em Segurança do Trabalho?
A NR 26 indica o uso de cores para sinalização de segurança, porém não estabelece um padrão de cores a ser seguido.
Mas como no texto da NR 26 está previsto que esse tipo de sinalização seguirá o disposto em normas técnicas oficiais, encontramos as cores a serem utilizadas em uma norma oficial emitida pela ABNT, a NBR 7195, emitida em 1995.
As cores adotadas nesta Norma são as seguintes:
- Vermelha: empregada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio, inclusive portas de emergência.
- Já os registros, válvulas e filtros dos sistemas de proteção e combate a incêndio devem ser identificados com a cor amarela.
- A cor vermelha também é utilizada em sinais de parada obrigatória e de proibição, bem como nas luzes de sinalização de tapumes, barricadas, etc., e em botões interruptores para paradas de emergência, mas não deve ser utilizada para alerta de perigo;
- Alaranjada: é a cor utilizada para indicar perigo, como por exemplo em partes móveis de equipamentos, dispositivos elétricos e equipamentos de salvamento aquático (boias, coletes salva vidas, entre outros);
- Amarela: a cor amarela é utilizada para indicar “cuidado”, em situações como por exemplo: escadas portáteis, corrimãos, parapeitos, espelhos de degraus, meios-fios, faixas de circulação conjunta de pessoas e empilhadeiras ou máquinas de transporte de cargas, paredes de fundo de corredores sem saída, fundos de letreiros em avisos de advertência, pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos que apresentem risco de colisão, entre outros.
- Verde: a cor verde indica segurança e é utilizada para identificação de locais e caixas de primeiros socorros, caixas contendo equipamentos de proteção individual; chuveiros de emergência e lava-olhos; localização de macas; faixas de delimitação de áreas seguras quanto a riscos mecânicos; faixas de delimitação de áreas de vivência (áreas para fumantes, áreas de descanso, etc.); sinalização de portas de entrada das salas de atendimento de urgência; emblemas de segurança.
- Azul: o azul é a cor empregada para indicar obrigatoriedade, de acordo com a NBR 7195.
- Deve ser utilizada em avisos para determinar, por exemplo, utilização de EPI em área de risco ou impedimento de energização de máquina ou equipamento.
- Púrpura: usada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares, como por exemplo portas de locais que armazenam materiais nucleares, recipientes com material radioativo ou luzes de advertência para indicar equipamentos produtores de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.
- Branca: a cor branca é empregada em faixas para demarcar passadiços, passarelas e corredores pelos quais circulam exclusivamente pessoas, setas de sinalização de sentido e circulação, localização de coletores de resíduos, áreas em torno dos equipamentos de socorros de urgência e outros equipamentos de emergência e abrigos e coletores de resíduos de serviços de saúde.
- Preta: é a cor empregada para identificar coletores de resíduos, exceto os de origem de serviços de saúde.
Com exceção das cores verde, branca e preta, as demais cores padronizadas nesta Norma não devem ser utilizadas na pintura do corpo de máquinas.
Também é dada uma tabela de sugestão de cores de contraste, para destacar a visibilidade do anúncio de segurança.
Sem comentários:
Enviar um comentário